Os “7 Pecados Capitais” que os lojistas não podem cometer:

Posted by Walter 10/06/2016 7 Comment(s)

Os “7 Pecados Capitais” que os lojistas não podem cometer:

1) Escolheu um ponto comercial errado, só porque o aluguel é mais barato:

Mais vale uma loja mediana em ponto bom, do que uma loja excelente em um ponto ruim. Ficar em um lugar porque é um imóvel da família ou porque o aluguel é mais barato significa despender cinco vezes as vendas que você deseja. Se você cometeu esse erro, faça uma avaliação de outros endereços e estude uma mudança . O passar do tempo não ajuda, ele só acentua as conseqüências.

2) Não usa uma sistema de controle eficiente, só porque a loja é pequena:

Para quem não sabe para onde vai o dinheiro não é possível saber que problema deve ser atacado. O saldo final no cheque especial pode ter nascido no baixo faturamento da loja, ou na baixa margem, ou no baixo giro, ou em custos fixos altos, em retiradas indevidas dos sócios ou em investimentos em demasia. Podemos ampliar os suspeitos para perdas em : estoques, problemas de produtividade, excesso de funcionários, compras mal feitas e muito mais. Para cada problema uma solução. Pior do que ter recursos limitados é não saber exatamente como eles andam dentro da loja. Controlar, controlar , controlar.Essa é a fronteira final.

3) Não trabalha com variedade de produtos, vendendo o que é mais conhecido porque o pessoal daí é mais tradicional:

No futuro depois da reviravolta que o mercado está dando, herdarão a terra as lojas de marca e as lojas informais . Todo mundo que estiver no meio estará extinto. Eu chamo este grupo de “lojas genéricas”, aquelas que se fotografarmos o interior dela , não poderemos saber se estamos em qualquer outra . Ter produtos diferentes é o primeiro passo para mudar isso. As pessoas são atraídas pelo novo , pelo inusitado e pelo exclusivo . Quem tem exatamente o que os outros têm só pode depender do preço pra vender .

4) Não fez aquela reforma na loja e deixou a manutenção predial por conta de Deus , porque essa é uma obrigação do dono do prédio:

Outra constatação importante que não me canso de repetir é que uma loja envelhece 50 vezes mais rápido do que uma pessoa. No fim de ano, quando você estiver abrindo aquele champanhe e cantando “Adeus Ano Velho “, sua loja já estará completando bodas de ouro....Agora imagina o seu cliente. Ele vai atrás da mocinha ou da velhinha? Se você precisa seduzir seu cliente fica claro qual escolha deve fazer. Faça um pacote para sua loja, incluindo cirurgia bariátrica, plástica, lipoaspiração e vitrinismo. O resultado virá.

5) Não fez propaganda porque o ano foi difícil e não tinha dinheiro para gastar:

Está faltando um pouco de criatividade nesse item. Com dinheiro, qualquer um faz barulho, mas quando ele não existe temos que nos apegar em: criatividade e repetição. Você pode usar o canhoto da NF para realizar sorteios e fazer promoções cruzadas como cabeleireiro, com rádios, pode sortear cestas de café, pode deixar as luzes acessas à noite, pode fazer uma campanha beneficente, etc. Dá pra fazer propaganda com pouco dinheiro.

6) Não deu a devida atenção a sua vitrine ou a frente da sua loja:

Caro lojista, é preciso trocar a vitrine toda quinzena, utilize esse espaço para atrair os clientes para dentro da sua loja, para que assim eles possam conhecer os produtos que você tem a lhes oferecer, seu bom atendimento e dessa maneira, torná-los clientes fiéis.

7) Não mudou uma vez se quer o lay out interno da loja durante todo o ano ( e talvez desde que ela foi aberta), porque não teve tempo para pensar no assunto:

É necessário mudar o lay out da loja a cada estação do ano, pintar a fachada a cada ano e ainda pensar em uma reforminha a cada dois anos. As mulheres vivem reclamando que o maridão não tem mais aquela empolgação de antes, pense que sua loja está fazendo a mesma coisa com seus clientes. Novamente criatividade e materiais alternativos podem resolver a restrição de recursos.
Todos cometemos algum tipo de erro, o importante é consertá-lo o mais rápido possível para que as conseqüências sejam menores.


Bons negócios !

Augusto Aki
Consultor Especializado em Marketing

Aguarde próximas dicas!!!

7 Comment(s)

fabiane ferreira:
27/04/2020, 10:24:42 PM
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amei ha todas as dicas, ja estou realizando todas elas assim quando voltarmos voltarei com a loja toda renovada e mercadoria diferenciada, conto com vocês para que isso seja possível...

Kevin:
01/03/2023, 12:04:49 PM, www.buyfast.live
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